E o Esporte Clube Bahia é exatamente um reflexo do esquema armado pelo técnico René Simões. Um time excessivamente cauteloso, que se agiganta na marcação, mas não se mostra suficientemente agressivo para conseguir seus triunfos.
Muitos torcedores tem se perguntado porque o Bahia joga bem e não vence seus jogos. As vezes parece difícil entender, mas não é tanto assim. Basta pensarmos que o Bahia empata muitas partidas justamente pela preocupação em não tomar gol, mas porque não se arma para fazê-lo?
Poucas vezes vimos o Bahia traduzir sua superioridade em pressão contra o adversário nesse Brasileirão. Talvez contra o Botafogo, enquanto Maranhão esteve em campo no início do segundo tempo; e contra o Corinthians, quando o tricolor partiu para cima e se esbarrou na boa defesa do time paulista. O Bahia ainda não se mostra capaz de sufocar o adversário e dar a impressão de que vai marcar um gol a qualquer momento.
Não é à toa que jogadores como Titi, Paulo Miranda e Marcelo Lombar estão se destacando.Se destacam porque são exigidos o tempo inteiro. Tudo bem, isso é bom, mas não é o suficiente para vencer. René Simões segue errando, mas o seu discurso tem poder de convencimento... é o dom da oratória.
Estou preocupado. Caso o Bahia vença o Figueirense, muitos torcedores ficarão felizes da vida, pensando em Sulamericana, Libertadores e até uns malucos acreditarão no título. Mas e depois? Me pergunto quantas partidas mais serão necessárias para o Bahia voltar a vencer. Em doze partidas, apenas dois triunfos... é muito pouco. E por isso, o Bahia é praticamente o primeiro da zona de rebaixamento, se considerarmos que o Santos tem 3 jogos a menos.
Abram o olho. Todos abram os olhos. Ou René Simões muda ou o sofrimento vai perdurar até o final, mais uma vez. Precisamos de uma outra filosofia de jogo. Uma filosofia que façam os adversários temerem o Bahia toda vez que souberem que jogarão em Pituaçu, assim como acontecia na velha Fonte Nova.
Vamos que vamos, né? Ninguém mais está motivado para ir no estádio, nem de longe a torcida está eufórica como estivera outra hora. Será este domingo, dia 01/08, que o tricolor irá desencantar diante de seu torcedor? Será em 2011 que o Bahia irá mostrar para todo o Brasil que realmente voltou? Só sei que se o aproveitamento não melhorar, terminaremos o primeiro turno com o máximo de três triunfos e na temida zona de rebaixamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário