![]() |
Fernandão deixa sua marca, mas não evita a derrota tricolor (Fonte: Site Terra) |
Um time de futebol, quando vence um clássico, tende a embalar nas partidas seguintes? Não no caso do Bahia. Mais uma vez, a torcida do Bahia fica confusa com a crise de personalidade demonstrada pelo time em campo e amarga mais uma derrota no Brasileirão. Dessa vez, o adversário foi o Flamengo.
Há uma semana, o Superman tricolor jogava bonito e vencia o seu maior rival na Fonte Nova. De repente, tudo mudou e os erros sucessivos da defesa fizeram o time tomar cinco gols em dois jogos. Esse importante detalhe decretou duas derrotas seguidas no campeonato, contra o Goiás no domingo (13) e contra o Flamengo nesta quarta-feira (16).
Aliás, quero chamar atenção para o comportamento da defesa tricolor quando tem Titi jogando ao lado de Lucas Fonseca. Entendo que o zagueiro Titi vem fazendo um campeonato ruim, errando mais do que acertando (vide jogos contra Grêmio, Portuguesa, Cruzeiro, etc.). No jogo desta quarta, contra o Flamengo, logo aos quatro minutos de jogo, o zagueiro ficou assistindo o atacante do Flamengo dominar, chutar uma bola perigosa e exigir a primeira grande intervenção de Marcelo Lomba na partida. Ainda falhou em outro lance, ao marcar a distância o jogador rubro-negro, a bola foi por cima na ajeitada de Léo Moura e por pouco o Flamengo não abria o placar. No segundo tempo, mais uma falha de Titi, que ficou olhando a bola no cruzamento e totalmente desatento para quem vinha entrando na pequena área... saía ali o primeiro gol da partida e contra o Bahia. Mas enfim, são só fatos, façam suas análises e julguem porque parece que ninguém pode falar da atuação de Titi no Bahia.
Tudo bem até ai. O Bahia que havia começado bem a partida até os quinze minutos do primeiro tempo, voltou a crescer após tomar o primeiro gol. Marquinhos Gabriel, Souza (que havia entrado no segundo tempo) e Fernandão comandavam as jogadas tricolor, que há essa altura já dominava o meio de campo. E foi numa triangulação entre esses três jogadores que o Bahia empatou a partida, aos 34 minutos do segundo tempo, num belo gol do artilheiro Fernandão. Pronto, Flamengo sobre pressão, torcida rubro-negra apreensiva, o Bahia motivado pelo gol e pela sua torcida que fazia imenso barulho no Maraca... tudo dava a entender que o Bahia chegaria a mais um triunfo no Maracanã.
Nada disso, porque lá atrás havia uma defesa vulnerável e de atuação irregular. E foi numa falha coletiva de marcação, onde Raul deveria marcar o Léo Moura, mas não marcou e obrigou Titi a sair da área e vir para a lateral do campo, deixando Lucas Fonseca sozinho na zona de perigo contra dois jogadores do Flamengo, que o tricolor tomou o segundo tento. Como Léo Moura conseguiu cruzar uma bola quase perdida da linha de fundo, Hernani era muito para Lucas Fonseca dar conta sozinho e num toque rápido venceu Lomba e decretou mais uma derrota tricolor.
O fato é que o Bahia, aquele Bahia de "mais baixos do que altos", perde mais um jogo e fica ameaçadíssimo de rebaixamento. Amanhã pode ver a distância para a zona indesejada diminuir para apenas dois pontos, caso o Vasco vença sua partida. O tricolor fará agora três jogos seguidos na Fonte Nova, enfrentando São Paulo e Atlético-PR pelo Brasileirão e o Nacional de Medelin pela Sulamericana.
É claro que depois dessas péssimas atuações, o tricolor que deveria lutar para chegar às quartas de finais da competição internacional, vai ter que priorizar o Brasileirão e provavelmente será eliminado da Sulamericana. Esse é o preço que se paga por tanta irregularidade numa competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário