O Blog da Galera Tricolor

O Blog da Galera Tricolor

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bahia: nova conjuntura e esperança



Bom dia caros tricolores!

Aproveitando o novo "Bahêa Meu Esquadrão" e após o empate diante do dificílimo galo mineiro, venho aqui expressar a minha análise sobre o Esporte Clube Bahia e a atual conjuntura do clube.

Ouvi, ontem, muitos comentários sobre a qualidade técnica do esquadrão. Percebo que existe um certo exagero por parte de alguns que desqualificam o Bahia, colocando-o como um time muito limitado que precisa contratar muito bem se quiser evitar o rebaixamento. Permito-me discordar, considerando o que até então aprendi com o futebol.

Não vejo um Bahia medíocre, longe disso. Vejo um time que precisa se ajustar para ter maior competitividade. Não estou dizendo, com isso, que as boas contratações são dispensáveis. Mas não vejo no Bahia um time tão limitado como insistem em dizer. Comprovadamente, o clube conta com jogadores experientes e de qualidade técnica comprovada.

Essa constatação me permite questionar um outro ponto, esse sim importante. Por quê jogadores como Lulinha, Morais, Ciro, enfim... por que esses jogadores não estão rendendo o que podem render? Entendem? Simples, o questionamento. Falcão, desde o Baianão, não teve oportunidade de repetir um time forte e entrosar esses jogadores. Trata-se de atletas importantes como Souza, Morais, Jeferson e Ávine, que andaram muito no departamento médico, os dois últimos durante os últimos meses. São jogadores que com toda certeza serão titulares no time de Falcão e irão ajudar muito o Bahia.

De pés no chão

A torcida do Bahia é grande, pensa grande e exige grande. Me incluo entre esses. Mas é preciso entender que o Bahia ainda está se consolidando na primeira divisão.Não se pode esperar contratações que elevem o tricolor a uma situação de disputa pelo título ou mesmo uma Libertadores da América. Não que não seja possível surpreender, pois futebol é onze contra onze, mas porque a realidade do maior do nordeste ainda é longe daquela evidenciada em clubes como Corinthians, São Paulo, Santos, etc.

Em um intervalo de três anos e mais um pouco, o Esporte Clube Bahia saiu de uma conjuntura totalmente desfavorável de série B, dívidas estrondosas, descredibilidade e desconfiança. Hoje, temos um clube que recuperou a hegemonia do futebol baiano depois de 11 anos, está na elite do futebol brasileiro, melhorou a estrutura do seu centro de treinamento e está com um novo centro moderno em construção, honra com suas dívidas trabalhistas e tem um diretor de futebol renomado. O Bahia vem contratando jogadores com qualidade técnica como há muito não se via, embora ainda não sejam os craques do futebol brasileiro.

Entendo que a cobrança é boa, sempre, mas pisar no chão nos deixa mais seguro. Dizer que o Bahia tem um time limitadíssimo é desrespeitar os atletas que ai estão. É preciso esperar mais um pouco e verificar se o tricolor realmente não poderá ser competitivo. Enquanto isso, vamos esperar as contratações, serão bem vindas.

Torcida

A nós tricolores cabe o incentivo e a confiança. Se o Bahia sobreviveu a tantas adversidades na sua história recente, foi graças a essa apaixonada nação. Nosso lugar é no estádio, lutando com o time para conquista de cada ponto necessário para um Bahia forte na tábua de classificação. As "limitações" existentes podem ser superadas com a força e a garra. O Bahia é grande, sua torcida é grande e o time fará sim uma boa campanha na competição nacional. Assim entendo e assim espero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário