
Bom dia meus caros tricolores,
Apesar de uma série de fatos e eventos movimentar as especulações sobre a sustentabilidade da atual diretoria do Esporte Clube Bahia, sobretudo do presidente MGF, hoje não quero falar só do Bahia, mas também sobre o futebol baiano, suas velhas preocupações e a aproximação do Campeonato Brasileiro.
A torcida do Bahia, imprensa e até mesmo a própria diretoria do clube perceberam o quão frágil era o elenco tricolor para competição nacional. A crise desencadeada a partir das humilhantes goleadas diante do rival Vitória anunciou, para o Brasil, a candidatura do Ex-quadrão de aço para o rebaixamento na competição nacional. Estaria o futebol baiano mais forte e o Vitória um super time? Ou o Bahia era realmente muito ruim?
Ao avaliar o desempenho do próprio campeão baiano, o Vitória, que perdeu algumas partidas para equipes modestas como Botafogo/BA, Juazeiro e Juazeirense, e ainda foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, dentro de casa, pelo modesto Salgueiro... Pode-se concluir que o problema maior está realmente na qualidade do futebol demonstrado pelas equipes do nosso estado (BAHIA).
Bahia e Vitória chegaram ao fundo do poço e disputaram a série C do futebol nacional. De lá para cá, apenas ascensões para a série B e série A (obrigações) e títulos baianos. Muito pouco para a grandeza dessas equipes e para a paixão das duas maiores torcidas do estado e, certamente, das mais conhecidas do nordeste.
Rivalidades à parte, Bahia e Vitória estão longe de ter força suficiente para representar o cenário nacional – Disputa por vagas na Libertadores, fases decisivas da Sulamericana e possibilidade de títulos no Brasileirão e Copa do Brail. Nesses dois clubes existe apenas potencial, pelo tamanho e riqueza da cidade de Salvador, pelo seu povo, pela sua torcida. E só. As diretorias são fechadas, antidemocráticas, não oferecem ao torcedor a atenção que ele merece, os marketings deixam a desejar, não há associação em massa, os torcedores não participam da vida dos clubes.
Então, diante desse “Raio-X”, o que podemos esperar para o Campeonato Brasileiro? Comecem seus palpites. Teriam Bahia e Vitória as condições necessárias para enfrentar Corinthians, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Santos, etc.? Porque será que retornamos as mesmas discussões todos os anos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário