O Blog da Galera Tricolor

O Blog da Galera Tricolor

domingo, 5 de setembro de 2010

Fim de Primeiro Turno, a Esperança Continua...


O primeiro turno da série B terminou e o Esporte Clube Bahia, até o momento, vem conseguindo a sua classificação para a elite do futebol brasileiro. Teoricamente, está tudo indo bem, dentro de um planejamento que tinha como objetivo fazer o Bahia terminar entre os quatro primeiros ou próximo desse grupo. Na prática, o tricolor poderia estar ainda melhor, se não fossem os erros que ainda provocam desconfianças na sua torcida.

Foram 19 jogos disputados e o Bahia venceu nove, empatando quatro e perdendo outras seis partidas. Nessa campanha, o Bahia só conseguiu vencer 5 jogos dentro de Salvador, dos dez disputados, o que é muito pouco. O tricolor tropeçou diante de sua torcida em cinco oportunidades, empatando contra os times da Ponte Preta, Figueirense, Brasiliense e Bragantino. A única derrota em casa foi para o Duque de Caxias. Se por um lado, o tricolor não vai bem em casa, tem vencido jogos importantes fora de seus domínios. Foram quatro triunfos, batendo Ipatinga, Vila Nova, ASA e Portuguesa. Cinco das seis derrotas do primeiro turno também aconteceram fora de casa. 

O fato é que jogar diante de sua torcida não tem sido um referencial para o Bahia. O time não costuma jogar bem em Pituaçu, obtendo, muitas vezes, resultados que deixam sua torcida desconfiada e chateada. Uma campanha apenas um pouco melhor dentro de casa, como por exemplo um ou dois triunfos mais, o Bahia estaria agora disputando as duas primeiras colocações da competição. Motivos para se preocupar? Apesar da quarta colocação, existem sim muitos motivos para preocupação.

O principal fator que deixa o torcedor do Bahia desconfiado é a atuação de sua defesa. Visivelmente, o sistema defensivo tricolor vem levando gols infantis, por erros de posicionamento e falta de atenção. Mesmo na grande vitória diante da Portuguesa, a defesa tricolor cometeu erros que assustaram a torcida e chegaram a deixar em aberto uma partida que parecia tranquila. A Portuguesa pressionou por cerca de 15 minutos, entre o segundo gol e a busca pelo gol de empate, que foi frustrada a partir do gol de Jael, aos 40 minutos do segundo tempo. Contra o Bragantino, Bruno Octávio e Renner falharam lamentavelmente e o Bahia tomou o gol de empate.

O time vem se arrumando, é mais eficiente ofensivamente, Jael vem marcando gols, a lateral direita tem o bom jogador Jancarlo, enfim, o tricolor vem melhorando suas atuações, mas ainda precisa reforçar sua defesa. Na parte ofensiva, Rogerinho precisa ter mais regularidade, pois tem jogado mal algumas partidas, enquanto que, em outras, tem sido importante. Adriano Maicon Jackson me parece um jogador de segundo tempo, para pegar a defesa adversária cansada e mudar o panorama do jogo. Grahl e Ananias precisam recuperar a resistência física, serão dois reforços importantes.

O Figueirense terminou líder da competição e o Bahia está em quarto lugar com 31 pontos, o mesmo número de pontos do Náutico, mas vencendo no critério "saldo de gol". O tricolor baiano precisa de um início de segundo turno arrasador, como foi no início do primeiro turno. De cara, os adversários serão América-RN e Ipatinga, sendo o primeiro fora de Salvador e o segundo dentro de Pituaçu. O Bahia precisa de dois triunfos nesses jogos. É preciso embalar, levar vantagem sobre os concorrentes, criar uma "gordurinha de pontos" para depois ficar mais tranquilo. E claro: o Bahia tem que vencer mais dentro de Salvador, para trazer alegrias para sua torcida, que poucas vezes saiu feliz do Estádio de Pituaçu, nesta série B 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário