O Blog da Galera Tricolor

O Blog da Galera Tricolor

domingo, 14 de março de 2010

Um "Baianão" sem planejamentos


Nos últimos anos, ouvi alguns torcedores do Bahia reclamarem de dificuldades enfrentadas, pelo clube, para conquistar o título estadual, depois que Ednaldo Rodrigues assumiu a presidência da Federação Baiana de Futebol (FBF). O time tricolor, volta e meia, seria prejudicado dentro e fora de campo. As razões: erros gritantes de arbitragem, evidenciados principalmente no ano de 2008, julgamentos desfavoráveis para tricolor no Tribunal de Justiça Desportiva, dentre outros. Eu, por outro lado, sem deixar de reconhecer algumas das falhas apontadas, nunca deixei de culpar o próprio Bahia pelo jejum da falta de títulos, que acontece há alguns anos. Porém, existem fatos que, indiscutivelmente, revelam a falta de planejamento na organização do campeonato baiano, o que termina por refletir dentro de campo, com o futebol de baixo nível técnico apresentado pelos nossos clubes.

Andei por refletir sobre o assunto e comecei a questionar algumas situações em minha cabeça. Por exemplo, a SUDESB já havia tentado atrapalhar o Bahia naquela briga sobre a empresa que se responsabilizaria pela brilheteria do Estádio de Pituaçú. Agora, terrivelmente o mesmo estádio é fechado para recuperação do gramado que foi atacado por pragas. Tudo bem que essa recuperação tivesse que ser feita, mas desde os últimos jogos do ano passado que todos sabiam que o gramado do Pituaçú estava apresentando problemas e foi preciso iniciar o campeonato para que essa recuperação fosse feita. Mais uma vez, o Bahia foi prejudicado e terá que mandar seus jogos em Camaçari, numa fase importante do campeonato, onde pontuar bem pode significar vantagens nas finais do Baianão. O Vitória, estranhamente, conseguiu reinaugurar o gramado do seu estádio justamente uma semana após o fechamento do Estádio de Pituaçú. Estranhooo... enquanto isso, o presidente Alex Portela tenta utilizar o discurso de que o grupo que o Vitória está inserido é mais forte do que o grupo do Bahia.

Outra questão é a FBF, com essa história de "Sua Nota é um Show", que paga valores extremamente baixos para os clubes do interior, quando na verdade deveria incentivá-los para que todos pudessem armar times competitivos para o campeonato. Nem mesmo campanhas para atrair investidores/patrocinadores para o contexto do Baianão são feitas. O baianão está entregue, cada um se virando como pode e lutando para conseguir se manter na primeira divisão, com exceção de Bahia e Vitória que já entram no campeonato sabendo que provavelmente vão decidir o título.

Sobre os erros de arbitragem eu não vou nem comentar. Acho que todos presenciam a fragilidade dos nossos árbitros e a a falta de critérios na hora de puni-los. A verdade é que, obviamente, precisamos olhar o Bainão com mais carinho e profissionalismo. Não vou reforçar a idéia de que estão de complô contra o Bahia e que estamos no jujum de títulos por causa disso, mas também não posso negar que o Bahia tem sido muito prejudicado nos últimos anos. FBF e Sudesb precisam aprender a planejar. As irresponsabilidades já tiraram até vidas, a exemplo da tragédia anunciada da Fonte Nova. Mas não vamos deixar o campeonato baiano continuar caindo no seu nível técnico e nem que a falta de ética tome conta do nosso futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário